sábado

166 agências pode ser fechadas no piaui


Temer fechará 1,8 mil agências em todo o Brasil


 O Piauí será um dos Estados mais afetados devido a decisão dos Correios de fechar cerca de 1,8 mil agências do Banco Postal no país. Ao todo, 12 entes federativos deverão ser impactados pela medida, que prejudicará principalmente a população de municípios do interior. No Piauí, 177 agências estão ameaçadas de fechamento.
A decisão do Correios teria se dado pela falta de condições em arcar com os custos para atendimento de decisões judiciais de várias cidades do país. Tais decisões seriam embasadas na obrigação da contratação de vigilantes armados e instalação de portas giratórias; assim, o custo mensal nessas agências poderia chegar a R$ 8 milhões por mês.
As agências passíveis de fechamento nesta primeira etapa no Piauí estão distribuídas em 166 cidades, incluindo a capital, Teresina. A listagem das agências e das cidades abarcadas pela medida foi viabilizada através do Sintect MA (Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Maranhão). No Brasil, a decisão abrange 1836 unidades. Em geral, há mais de 6 mil agências do Banco Postal no Brasil.

Aposentados poderão ser prejudicados.

O fechamento de agências do Banco Postal pelos Correios, que inclusive faz parte da pauta do movimento paredista da companhia (que é contrário) à medida, poderá também afetar os aposentados, de modo que muitos terão que se deslocar para outras cidades para receber os benefícios.
Ainda não há uma projeção concreta de quantos seriam impactados no Piauí, mas no Brasil, apenas com o fechamento das 1,8 mil unidades, estima-se que mais de 137 mil aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) serão afetados com a migração do seu pagamento para outras agências.

Além do Piauí, os Estados mais atingidos pela medida são: Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.