sexta-feira

Piauí perde 16,5 mil cabeças de gado; governo pretende implantar medidas ao criador

Rebanho do Piauí



O superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Rubem Matins, deve viajar ainda este mês para Petrolina (PE), para estudar formas de repor o rebanho no semiárido piauiense.
A viagem deve acontecer no próximo dia 22 de abril e faz parte de uma ação do Governo do Estado para amparar os criadores. Até o momento a perda do rebanho já chega a mais de 16,5 mil cabeças só no semiárido.
Sabe-se que os mais prejudicados são aqueles criadores que sofrem historicamente por uma situação econômica desfavorável acrescida aos problemas da seca. De acordo com documentos apresentados pelas organizações pastorais, a seca levou embora cerca de 90% da produção da agricultura familiar.
O Governo estuda a implantação de uma linha de crédito para subsidiar a recuperação do rebanho da região semiárida, onde não houve chuva regularmente há mais de um ano.
A adoção de uma linha de crédito subsidiado é uma das opções que o Governo estuda para a recuperação do rebanho na região, onde não chove regularmente há mais de um ano.
As perdas do Estado correspondem a 10,25% do rebanho da região, segundo cadastros da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).
De acordo com a SDR, outro projeto a ser implantado é a distribuição de ração a ser feita para os criadores de animais. O governador anuncia que o programa para reestruturação produtiva do semiárido, que pretende melhorar a convivência da região com o período da seca, será lançado tão logo se restabeleça a normalidade climática.