sábado

Constatado que água em piriripiri está contaminada.

A 3ª Regional Regional de Saúde de Piripiri realizou exames que constataram a contaminação da água de residências, comércios e instituições da cidade, através de coleta em torneiras, poços e caixas d´águas. Mais de 60 locais foram visitados e, em todos, houve a constatação da presença de coliformes. 

A coordenadora da regional, Miriane Araújo, realizou uma reunião com representantes da saúde do município e da AGESPISA para traçar estratégias para conscientizar os moradores, comerciantes e demais usuários da água contaminada. Estavam presentes na reunião a coordenadora do departamento de vigilância em saúde do Município, Maria da Conceição, a coordenadora da Vigilância Sanitária do Município, Martinair Lustosa, o diretor regional da AGESPISA, Antônio Meneses, coordenador de imunização do Município, Valter Filho, e Leila Andrade, bioquímica da 3ª regional.


Segundo Miriane Araújo, somente de janeiro à março, houve a notificação de mais de 900 casos de diarreia em Piripiri. A maioria relacionada à água contaminada.

"O que ocorre é que há uma deficiência na manutenção nas caixas d´água e a falsa percepção que muitos têm de que a água dos poços é totalmente portável,o que não é verdade, além, é claro, nos casos dos bares do Caldeirão, o inapropriado tratamento da água", disse Miriane.

O diretor da AGESPISA disponibilizou técnicos para orientação de donos ou moradores dos locais onde houve a detecção de contaminação, além de doar o flúor por parte da AGESPISA. Os representantes do município irão realizar mutirões com distribuição de folders informativos, como também atuar na orientação direta ao público.